SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número37Desafios para a pesquisa em formação de professoresProcessos de pesquisa e de estudo e a formação de professores: alguns aspectos teórico-metodológicos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

MARTINS, Marcos Francisco  y  VARANI, Adriana. Professor e pesquisador: considerações sobre a problemática relação entre ensino e pesquisa. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2012, vol.12, n.37, pp.647-680. ISSN 1981-416X.

O presente artigo trata das potencialidades e dos dilemas vividos na relação entre o trabalho do professor e o do pesquisador. Inicialmente, são identificadas especificidades no labor docente e de pesquisadores, e apontadas possibilidades de articulação entre ambos. Na segunda parte, são revisitados autores que tratam dessa questão e que têm forte influência nesse debate recentemente desenvolvido no Brasil. Posteriormente apresentam-se duas partes, nas quais são mencionadas as complexidades que se verificam no processo de articulação entre ensino e pesquisa, para, nas linhas conclusivas, apontar como desafio aos professores e aos pesquisadores a superação do teoricismo acadêmico-científico, do praticismo docente, do utilitarismo que recorrentemente identifica tanto a prática investigativa quanto a educativa, bem como a promoção das adequadas condições para que os professores possam realizar investigações articulando ensino e pesquisa, o que exigirá a identificação de problemas que sejam significativos à comunidade escolar e à comunidade científica e o distanciamento de paradigmas teórico-metodológicos de tradição positivista.

Palabras clave : Ensino; Pesquisa; Professor; Pesquisador.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )