SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número37Professor e pesquisador: considerações sobre a problemática relação entre ensino e pesquisaProfessor-pesquisador: concepções e práticas de mestres que atuam na educação básica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

PENITENTE, Luciana Aparecida de Araújo  e  DEL-MASSO, Maria Candida Soares. Processos de pesquisa e de estudo e a formação de professores: alguns aspectos teórico-metodológicos. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2012, vol.12, n.37, pp.681-699. ISSN 1981-416X.

Tanto a pesquisa e a extensão universitária como as experiências vivenciadas pelos alunos assumem papel importante para a formação de professores. Trazer as questões do cotidiano escolar para serem analisadas pelos alunos, além de favorecer a aproximação entre a teoria e a prática permite que essas questões didáticas sejam analisadas dentro de um contexto escolar específico, contextualizando e historicizando-as. Acrescido a isso, permite analisar questões do ensino na sua inter-relação com os aspectos organizacionais e com os referentes à comunidade escolar. A partir desses aspectos e considerando nossa prática na docência, pretendemos, neste artigo, abordar aspectos teórico-metodológicos de processos de pesquisa e de estudo que, a nosso ver, importam e agregam em qualidade  à formação de professores tanto em nível inicial quanto continuada. Utilizamos os termos pesquisa e estudo, pois acreditamos que para o desenvolvimento de uma pesquisa é fundamental a ênfase metodológica no processo de estudo.

Palavras-chave : Educação; Formação de Professores; Pesquisa; Estudos; Aspectos Teórico-Metodológicos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )