SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número37Processos de pesquisa e de estudo e a formação de professores: alguns aspectos teórico-metodológicosPesquisa e formação de professores: um intrincado e instigante desafio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

RAUSCH, Rita Buzzi. Professor-pesquisador: concepções e práticas de mestres que atuam na educação básica. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2012, vol.12, n.37, pp.701-717. ISSN 1981-416X.

Embora na formação de professores busca-se formar o professor-pesquisador, e a pesquisa seja reconhecida como atividade fundamental, o seu uso e significado geram polêmicas. Além das licenciaturas, a formação do professor-pesquisador é intenção também de diferentes programas de pós-graduação stricto sensu no país. Neste sentido, buscamos investigar: quais as concepções e práticas de pesquisa de professores mestres que atuam na docência na educação básica? O objetivo foi conhecer as concepções e práticas em pesquisa de professores mestres. De abordagem qualitativa, realizamos entrevista semiestruturada com oito mestres docentes. Quanto à concepção de professor-pesquisador identificamos três vertentes: a) o profissional que se mantém atualizado; b) o profissional que prioriza a pesquisa em detrimento do ensino; c) o profissional que investiga sua prática docente. Nessa última concepção, porém, não percebemos o entendimento de pesquisa como um processo sistematizado, no sentido de se fazer ciência relacionada à docência. A maioria dos professores demonstrou interesse e habilidade em realizar pesquisas na escola, porém manifestou impossibilidades graças a fatores relacionados à estrutura física, falta de tempo, baixa remuneração e ao pouco apoio por parte dos gestores. A maioria destacou que o mestrado contribuiu com sua formação de professor-pesquisador. Este estudo permitiu analisar que na literatura educacional, há ênfase na necessidade de formar o professor-pesquisador. Entretanto, muitas vezes não se discute a trajetória de formação dos professores, as condições de trabalho e de carreira e os recursos financeiros e de infraestrutura necessários para o professor conseguir realizar pesquisas nas escolas.

Palabras clave : Educação Básica; Professor-Pesquisador; Professores Mestres.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )