SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número37Pesquisa e formação de professores: um intrincado e instigante desafioFormação inicial e estágio: uma reflexão sobre o conceito de “professor-reflexivo” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da  e  LIMONTA, Sandra Valéria. A pesquisa na formação e no trabalho dos professores da educação básica. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2012, vol.12, n.37, pp.743-762. ISSN 1981-416X.

O presente artigo apresenta uma análise da pesquisa na formação e no trabalho dos professores que atuam na educação básica pública no Estado de Goiás e no Distrito Federal. Utilizamos como perspectiva metodológica, o materialismo histórico-dialético, tendo como referência A discussão que trazemos é fruto da análise de dados de uma investigação já concluída, realizada no período de 2007 a 2009, sobre a concepção de pesquisa dos professores da educação básica que possuem formação stricto sensu e de uma outra investigação que encontra-se em andamento, iniciada em 2010 e que tem como objeto a formação e a atuação de pedagogas(os) em espaços escolares e não escolares. Os resultados apontam que os professores com formação stricto sensu vivem um processo de proletarização no trabalho e que desejam realizar pesquisas, mas não têm condições estruturais para desenvolvê-las, demandando a necessidade de se investir na carreira docente como uma política de profissionalização e valorização.

Palavras-chave : Formação de Professores; Pesquisa; Trabalho Docente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )