SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número37Formação inicial e estágio: uma reflexão sobre o conceito de “professor-reflexivo”O mestrado profissional e a pesquisa do professor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

HOBOLD, Márcia de Souza  e  MENSLIN, Mônica Schüler. A implicação do trabalho do formador na constituição da profissionalidade dos licenciados. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2012, vol.12, n.37, pp.783-801. ISSN 1981-416X.

Considerando a importância da formação inicial como um espaço imprescindível para o aprimoramento das potencialidades profissionais dos futuros professores, este artigo tem como objetivo central conhecer a implicação do trabalho do professor formador na constituição da profissionalidade dos egressos nos cursos de licenciatura, em face à corresponsabilidade social das universidades para com a formação docente e, também, as sugestões dos professores para o aperfeiçoamento do curso de formação. A pesquisa tem como fundamento a abordagem qualitativa e foi realizada com 40 professores egressos de oito cursos de licenciatura, de uma universidade localizada na Região Sul do país. Para a coleta de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada. Os autores que fundamentam teoricamente os dados são Beillerot (1996), Charlot (2000), Imbernón (2004) e Mizukami (2005). A pesquisa revelou que os professores que atuam como formadores nas licenciaturas implicam diretamente na constituição dos saberes e nas práticas de ensino dos que ingressam na docência. Os dados são instigantes, sendo que são derivados das falas dos professores formados, e contribuem para análises e reflexões a respeito da formação das licenciaturas. Os dados indicam a necessidade de repensar aspectos didático-pedagógicos dos formadores, sendo que muitos dos egressos referem-se à desatualização dos conhecimentos e da prática pedagógica. Outra afirmação recorrente, nas falas dos depoentes, indica a necessidade urgente de aproximação entre professor formador e escola. Os professores egressos trouxeram sugestões importantes para a melhoria dos cursos de formação inicial tanto para o âmbito institucional como para o pedagógico.

Palavras-chave : Trabalho e Formação de Professores; Professor Formador; Profissionalidade Docente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )