SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número37A implicação do trabalho do formador na constituição da profissionalidade dos licenciadosPesquisa na formação continuada dos professores: possibilidades para uma educação estética índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

CEVALLOS, Ivete  e  PASSOS, Laurizete Ferragut. O mestrado profissional e a pesquisa do professor. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2012, vol.12, n.37, pp.803-822. ISSN 1981-416X.

Quase dez anos após a criação do primeiro Mestrado Profissional em Educação Matemática no nosso país, uma nova legislação e um novo contexto se apresentam em relação a essa modalidade de curso de pós-graduação. Um dos aspectos preocupantes dessa modalidade se refere à pesquisa desenvolvida durante o curso. Este artigo se propõe a refletir sobre as possibilidades e contribuições das pesquisas desenvolvidas nesse curso e sua repercussão no trabalho dos professores. A hipótese que direcionou o estudo é que a prática da pesquisa no mestrado profissional, ao tornar como objeto de investigação as questões relacionadas ao ensino, pode influenciar diretamente a forma como o professor lida com o conteúdo e as atividades práticas em sala de aula. A análise documental, questionários e entrevistas com egressos do curso compuseram os instrumentos de coleta de dados. A aproximação da academia com a escola e a reflexão sobre a prática são os eixos que o mestrado profissional vem procurando privilegiar.

Palavras-chave : Mestrado Profissional; Pesquisa; Reflexão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )