SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número37O mestrado profissional e a pesquisa do professorPesquisas sobre identidade e socialização docente: ação e formação nas imbricações biográficas dos professores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

SCHLINDWEIN, Luciane Maria. Pesquisa na formação continuada dos professores: possibilidades para uma educação estética. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2012, vol.12, n.37, pp.823-841. ISSN 1981-416X.

Neste trabalho, discutimos uma modalidade de formação continuada para os professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Tal discussão vem sendo empreendida na perspectiva de uma formação estética para os professores em serviço. A discussão está pautada em resultados de uma pesquisa longitudinal realizada entre 2004 e 2006 com um grupo de 12 professoras da rede pública de ensino. O recorte aqui apresentado pretende contribuir para os estudos sobre as possibilidades de um desenvolvimento estético na formação continuada de professores. Os resultados e análises discutem o impacto do ensino e da vivência da música na formação continuada de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Foram realizadas oficinas com uma professora musicista, registradas em videocassete, nos quais as professoras envolvidas puderam vivenciar a música em seus aspectos de melodia, ritmo e o manuseio de alguns instrumentos de percussão, provocando-as em suas diferentes sensibilidades. A análise do material foi empreendida a partir dos pressupostos teóricos e metodológicos da Psicologia histórico-cultural, especialmente das contribuições de Vygotsky. As fitas de vídeo foram transcritas e analisadas na perspectiva de se apreender as diferentes significações atribuídas pelas professoras aos elementos musicais presentes nas vivências. Os resultados indicaram que, mais do que aprender música, o olhar sensível foi ampliado, com possibilidades de desdobramentos para o cotidiano pedagógico.

Palabras clave : Formação de Professores; Anos Iniciais; Estética; Psicologia Histórico-Cultural.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )