SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número37Pesquisa na formação continuada dos professores: possibilidades para uma educação estéticaUma ilustre desconhecida: a formação docente para a educação profissional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

KNOBLAUCH, Adriane  y  TORALES, Marília Andrade. Pesquisas sobre identidade e socialização docente: ação e formação nas imbricações biográficas dos professores. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2012, vol.12, n.37, pp.843-862. ISSN 1981-416X.

Este artigo articula um diálogo entre duas pesquisadoras que desenvolveram suas pesquisas com base no uso de metodologias qualitativas e que buscam discutir este tipo de pesquisa para a compreensão da formação dos professores de forma mais ampla, considerando a importância dos elementos biográficos na formação identitária dos docentes. O texto trata sobre o potencial analítico que emerge da biografia dos docentes e da entrevista em profundidade nas pesquisas sobre formação e ação docente. Os resultados das pesquisas indicam que as estruturas sociais e o processo histórico exercem um papel importante na definição do percurso vital das pessoas e que esse percurso interfere no processo formativo das professoras. Desta forma, se faz necessário que tal processo seja melhor conhecido para que se possa repensar a crença de que a teoria poderia modificar a prática, sem considerar as complexas redes de conhecimentos, valores, desejos, esperanças e intenções que se configuram ao longo da trajetória pessoal e profissional de cada indivíduo.

Palabras clave : Formação Docente; Histórias de Vida; Entrevistas em Profundidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )