SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número37Pesquisa na formação continuada dos professores: possibilidades para uma educação estéticaUma ilustre desconhecida: a formação docente para a educação profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

KNOBLAUCH, Adriane  e  TORALES, Marília Andrade. Pesquisas sobre identidade e socialização docente: ação e formação nas imbricações biográficas dos professores. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2012, vol.12, n.37, pp.843-862. ISSN 1981-416X.

Este artigo articula um diálogo entre duas pesquisadoras que desenvolveram suas pesquisas com base no uso de metodologias qualitativas e que buscam discutir este tipo de pesquisa para a compreensão da formação dos professores de forma mais ampla, considerando a importância dos elementos biográficos na formação identitária dos docentes. O texto trata sobre o potencial analítico que emerge da biografia dos docentes e da entrevista em profundidade nas pesquisas sobre formação e ação docente. Os resultados das pesquisas indicam que as estruturas sociais e o processo histórico exercem um papel importante na definição do percurso vital das pessoas e que esse percurso interfere no processo formativo das professoras. Desta forma, se faz necessário que tal processo seja melhor conhecido para que se possa repensar a crença de que a teoria poderia modificar a prática, sem considerar as complexas redes de conhecimentos, valores, desejos, esperanças e intenções que se configuram ao longo da trajetória pessoal e profissional de cada indivíduo.

Palavras-chave : Formação Docente; Histórias de Vida; Entrevistas em Profundidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )