SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número37Pesquisas sobre identidade e socialização docente: ação e formação nas imbricações biográficas dos professoresMediações da formação do professor pesquisador nos Endipes da década de 1980 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

URBANETZ, Sandra Terezinha. Uma ilustre desconhecida: a formação docente para a educação profissional. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2012, vol.12, n.37, pp.863-883. ISSN 1981-416X.

Este artigo discute a produção acadêmica sobre formação de professores para a educação profissional sob a perspectiva da formação de professores em geral, apontando a urgente necessidade do tema, posto que essa modalidade encontra-se como um permanente desafio social. A partir das publicações disponíveis no site da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e da Anped (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação), faz-se uma discussão sobre as publicações de formação docente. À luz da perspectiva materialista, observa-se a quase inexistência dessa temática em pesquisas e publicações, compreendendo-se que isso se dá a partir da indefinição de políticas de formação para esses docentes.

Palabras clave : Educação; Trabalho; Formação de Professores; Educação Profissional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )