SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número37Uma ilustre desconhecida: a formação docente para a educação profissionalApontamentos em pesquisas sobre formação de professores: contribuições para o debate índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

VENTORIM, Silvana. Mediações da formação do professor pesquisador nos Endipes da década de 1980. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2012, vol.12, n.37, pp.885-904. ISSN 1981-416X.

Este artigo objetiva investigar o debate sobre a formação do professor pesquisador na produção científica do IV, V e VI Encontros Nacionais de Didática e Prática de Ensino (Endipes), realizados na década de 1980, de modo a apreender e sistematizar conceitos, argumentos, hipóteses e implicações por meio dos quais se constitui a relação pesquisa, formação do professor e prática pedagógica. Orienta-se pela pesquisa documental bibliográfica que reconhece o status político e epistemológico dos documentos, pois eles estabelecem a relação entre discursos e práticas no campo da educação. Indica como fundamental a discussão sobre o conceito, o papel e a importância da pesquisa. Pelos e nos Endipes, o debate sobre a formação do professor-pesquisador progrediu e fortaleceu-se, incorporando-se no fazer a formação e a prática do professor, como um movimento em construção, progredindo e fortalecendo os próprios Endipes como campo de expressão de vastas experiências na área científica da educação.

Palavras-chave : Pesquisa; Formação do Professor; Produção Científica; Endipes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )