SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número37El oficio de enseñar: sobre el quehacer, el saber y el sentir de los docentes argentinosO estágio curricular supervisionado na UFSM: o trabalho docente no ensino superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

ALMEIDA, Benedita de et al. Formação em pedagogia e universo de atuação docente nos anos iniciais. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2012, vol.12, n.37, pp.953-976. ISSN 1981-416X.

A formação docente para os anos iniciais do ensino fundamental, em curso de Pedagogia, é o foco deste texto, que se tece a partir da relação entre o perfil do profissional para a docência nessa etapa da educação básica e as condições de efetivação da formação do pedagogo. Os resultados decorrem de investigação com professores egressos de um curso de Pedagogia de universidade pública do Sudoeste do Paraná. Fundamentando-se na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, considera a universidade como o espaço formativo da docência e toma como referência a relação entre formação de professores e o universo de atuação docente, para apresentar questões relevantes desse campo de formação, que solicitam encaminhamentos para a melhora da educação brasileira.

Palavras-chave : Formação de Professores; Curso de Pedagogia; Ensino Fundamental; Atuação Docente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )