SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número37Formação em pedagogia e universo de atuação docente nos anos iniciaisFormação inicial de professores da educação básica no Brasil: trajetória e perspectivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

AGOSTINI, Sandra  e  TERRAZZAN, Eduardo Adolfo. O estágio curricular supervisionado na UFSM: o trabalho docente no ensino superior. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2012, vol.12, n.37, pp.977-995. ISSN 1981-416X.

Este artigo aborda o trabalho desenvolvido por 12 docentes orientadores de Estágios Curriculares inseridos em 12 cursos de licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), objetivando contribuir na compreensão das formas de organização e desenvolvimento de Estágios Curriculares em cursos de licenciatura. Como fonte de informação, utilizamos a Entrevista Estruturada junto aos docentes orientadores de estágios. Constatamos que os professores orientadores costumam participar da inserção dos seus estagiários na escola, não existem modelos de orientação, mas sim formas peculiares para preparar os estagiários. No geral, os estagiários foram bem recebidos pelas escolas que possuem uma tradição em recebê-los. A implementação do currículo novo provocou certo “desconforto” para as escolas. Porém a questão primordial do estágio curricular é encontrar meios para que ele possa ser desenvolvido com “qualidade”, independentemente da quantidade de números de horas estabelecidos.

Palavras-chave : Estágio; Cursos Licenciatura; Professor Orientador.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )