SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número38La variable tiempo en la enseñanza universitáriaO professor universitário construindo conhecimentos inovadores para uma prática complexa, colaborativa e dialógica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

BOLZAN, Doris Pires Vargas; ISAIA, Silvia Maria de Aguiar  y  MACIEL, Adriana Moreira da Rocha. Formação de professores: a construção da docência e da atividade pedagógica na Educação Superior. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2013, vol.13, n.38, pp.49-68. ISSN 1981-416X.

Este artigo foi produzido a partir de uma rede investigativa que tem como elos a interlocução entre grupos de pesquisa diante dos estudos que desenvolvem. O GPFOPE, o GTFORMA e o KOSMOS, preocupados em contribuir para a área da formação de professores, têm produzido aportes para a implementação e o aprimoramento de políticas educativas e institucionais, tendo em vista a qualificação de cursos presenciais e a distância. O propósito desta reflexão é oferecer alternativas para repensar os processos formativos promovidos pelas IES e sua repercussão na organização das atividades pedagógicas que desenvolvem. Nesse sentido, consideramos que o foco da formação de professores não pode estar restrito a pensar e discutir a organização do ensino e seus desdobramentos, mas antes de tudo está em mobilizar os sujeitos a continuarem aprendendo nos diferentes contextos de atuação. Isso inclui refletir na e sobre a prática pedagógica, compreender os problemas do ensino, analisar os currículos, reconhecer a influência dos materiais didáticos nas escolhas pedagógicas, socializar as construções e troca de experiências, de modo a avançar em direção a novas aprendizagens, num constante exercício de prática reflexiva, colaborativa e coletiva. Trata-se de um processo caracterizado por tensões e desafios em contextos desconhecidos, nos quais os formadores buscam equilíbrio profissional. Para que isso ocorra, precisam conscientizar-se de que são sujeitos em permanente evolução e desenvolvimento profissional docente.

Palabras clave : Formação de Professores; Aprendizagem da Docência; Processos Formativos; Atividades Pedagógicas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )