SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue38O professor universitário construindo conhecimentos inovadores para uma prática complexa, colaborativa e dialógicaDocência no curso de pedagogia: uma relação paradoxal entre a teoria e a prática formativa author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

ALBERTI, Taís Fim  and  FRANCO, Sérgio Roberto Kieling. Formação de professores mediada por tecnologias educacionais em rede: contribuições da perspectiva sócio-histórica. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2013, vol.13, n.38, pp.85-115. ISSN 1981-416X.

A partir do embasamento teórico da Psicologia sócio-histórica, em particular da Teoria da Atividade de Leontiev e das Atividades de Estudo de Davidov, este artigo apresenta os resultados de pesquisa, em que investigamos as tarefas de estudo realizadas em um curso de Pedagogia mediado por tecnologias educacionais em rede que tinham a potencialidade para o desenvolvimento de novas atividades profissionais. Para tanto, a metodologia empregada foi a análise de conteúdo, por meio de procedimento de categorização. Os resultados evidenciaram que, nesse contexto investigado, a forma de organização e o conjunto de tarefas de estudo foram potencializadoras de Atividades de Estudo desenvolvimentais. Essas tarefas de estudo traziam em sua essência a transformação dos processos de ensino-aprendizagem, por meio do movimento de reorganização das ações mediadoras no planejamento, implementação, acompanhamento e avaliação, colocando os professores-alunos na condição de sujeitos de seu processo formativo. Nessa perspectiva, entendemos que as tarefas de estudo realizadas na formação de professores mediada por tecnologias educacionais em rede mudou a forma de pensar e de agir desses professores-alunos, desenvolvendo seu psiquismo e transformando-os tanto pessoal quanto profissionalmente. Esses resultados apontam perspectivas para estudos mais avançados sobre a qualidade dos cursos na formação de professores, tendo como base de avaliação tarefas de estudo que contribuem para o desenvolvimento profissional.

Keywords : Teoria da Atividade; Atividade de Estudo Desenvolvimental; Tarefas de Estudo; Formação de Professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )