SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número38Formação de professores mediada por tecnologias educacionais em rede: contribuições da perspectiva sócio-históricaMediação docente e desenho didático: uma articulação complexa na educação online índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

VASCONCELLOS, Maura Maria Morita  e  OLIVEIRA, Cláudia Chueire de. Docência no curso de pedagogia: uma relação paradoxal entre a teoria e a prática formativa. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2013, vol.13, n.38, pp.117-137. ISSN 1981-416X.

O artigo analisa resultado de pesquisa realizada em uma universidade pública relativa à docência e à formação pedagógica na qual um dos objetivos foi conhecer percepções de estudantes e docentes a respeito da qualidade do ensino de graduação nessa universidade. Pautado em uma abordagem predominantemente qualitativa, de caráter exploratório-descritivo, foram levantados dados sobre trabalho docente, qualidade do ensino e formação docente num curso de Pedagogia. O método hermenêutico-dialético foi utilizado como modelo de análise dos dados. O questionário foi o instrumento da coleta de dados de nove docentes e 84 estudantes desse curso de graduação. Como resultados, foram identificados problemas referentes à atuação do professor, ao comportamento de alunos e à organização do curso. Sobre a atuação do professor, priorizada neste texto, destacam-se problemas quanto à didática, à incoerência entre teoria e prática e ao compromisso docente, o que remete, necessariamente, à questão da formação docente. A investigação colocou em evidência a vulnerabilidade do trabalho docente que, mesmo praticado por docentes da área pedagógica, não está livre de ser considerado inadequado, especialmente quando os discursos não são acompanhados de práticas correspondentes.

Palavras-chave : Formação de Professores; Docência Universitária; Formação Pedagógica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )