SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número38Mediação docente e desenho didático: uma articulação complexa na educação onlineAs redes sociais como forma de compartilhamento de recursos educacionais abertos no ensino superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

RESENDE, Marilene Ribeiro  e  VIEIRA, Vania Maria de Oliveira. Formação do professor de matemática na modalidade a distância: o que pensam os alunos sobre sua aprendizagem. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2013, vol.13, n.38, pp.161-182. ISSN 1981-416X.

No contexto da expansão vertiginosa da educação a distância no Brasil, especialmente na formação de professores, o presente trabalho visou investigar quem é o aluno concluinte da Licenciatura em Matemática e como ele descreve sua aprendizagem. Optamos por uma abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando como procedimentos de coleta de dado, questionário e entrevista semiestruturada, aplicados, respectivamente, a 102 e a oito sujeitos. Procedemos à análise de conteúdo conforme os pressupostos de Bardin (1979). Dialogamos com os seguintes autores: Belloni (1999), Gatti (2009), González Rey (2006), Manrique e André (2006), Pozo (2002) e Preti (2005). Os dados analisados nos permitiram verificar na perspectiva dos sujeitos: a centralidade do aluno no processo de aprendizagem, enfatizando a disciplina, o esforço pessoal e a organização do tempo; a aprendizagem caracterizada pela busca e pesquisa; a interação e o diálogo como elementos indispensáveis; as mudanças de atitudes em relação à Matemática e ao seu ensino. O que mais se destacou foi o grau de satisfação do aluno em relação à aprendizagem, não só dos conteúdos específicos, mas também dos pedagógicos e didáticos.

Palavras-chave : Formação do Professor de Matemática; Educação a Distância; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )