SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número38Tutoria em educação a distância: didática e competências do novo “fazer pedagógico”Práticas pedagógicas na perspectiva do hibridismo tecnológico digital índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

FERREIRA, Andréia de Assis  e  SILVA, Bento Duarte da. E-group: uma estratégia para o desenvolvimento profissional de professors. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2013, vol.13, n.38, pp.225-242. ISSN 1981-416X.

Neste texto, colocaremos em discussão, de forma predominante, o referencial teórico que norteou uma pesquisa de doutoramento acerca do desenvolvimento profissional de professores de História da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte (Brasil), que vivenciaram um processo de formação e  consolidação de um grupo colaborativo, mediado pelas tecnologias de informação e comunicação aplicadas à educação - TICE. Destacamos como a colaboração online pode ser potencializadora do desenvolvimento profissional de professores e apresentamos breves exemplos dessa interação mediada pela ferramenta E-group. A partir do conceito de desenvolvimento profissional adotado por Garcia (1999) - como o conjunto de processos e estratégias que facilitam a reflexão dos professores sobre a sua prática, que contribui para que os professores gerem conhecimento prático, estratégico e sejam capazes de aprender com sua experiência -, acreditamos que o grupo colaborativo virtual pode ser um espaço desencadeador e propício para que essas reflexões ocorram.

Palavras-chave : Colaboração Online; Desenvolvimento Profissional de Professores; Tecnologias de Informação; Comunicação Aplicadas à Educação; Lista de Discussão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )