SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número38E-group: uma estratégia para o desenvolvimento profissional de professorsAproximações do/no Ensino a Distância: interação e construção de conhecimentos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

BACKES, Luciana  e  SCHLEMMER, Eliane. Práticas pedagógicas na perspectiva do hibridismo tecnológico digital. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2013, vol.13, n.38, pp.243-266. ISSN 1981-416X.

Atualmente, as Tecnologias Digitais (TD) apresentam inúmeras possibilidades para a interação, a comunicação e a representação do conhecimento, favorecendo a configuração de espaços digitais virtuais de convivência, que potencializam os processos de ensinar e de aprender, numa perspectiva de hibridismo tecnológico digital. Nesse contexto, emergem questões como: quais são os aspectos no processo de ensinar e de aprender que contribuem para a  configuração dos espaços de convivência no contexto do hibridismo tecnológico digital? Quais as características da prática pedagógica que podem favorecer uma formação para este tempo e este espaço? Para tanto, foram desenvolvidos processos de formação no Ensino Superior, contextos Brasil e França, na perspectiva do hibridismo tecnológico digital, o qual comportou as seguintes TD: ambiente virtual de aprendizagem; comunicador instantâneo; blog e metaverso. Os processos formativos se desenvolveram por meio da Metodologia de Projetos de Aprendizagem baseado em Problema (Brasil) e da Metodologia Pedagógica de Estudo de Caso (França). Os dados empíricos são as representações expressas nas TD, no processo de interação dos estudantes, submetidas à metodologia de análise de conteúdo. A análise de conteúdo, realizada no contexto das unidades de análise, passou por tratamentos de natureza qualitativa, quantitativa e, novamente, qualitativa. Esta análise complexa nos instigou à reflexão sobre as práticas pedagógicas como possibilidade de problematizar a realidade atual, utilizando as TD de maneira congruente. Assim, os estudantes são instigados a (re)significar a realidade atual, numa condição de responsabilidade em relação às TD, a fim de encontrar alternativas para a emancipação na construção de novos conhecimentos.

Palavras-chave : Hibridismo Tecnológico Digital; Convivência de Natureza Digital Virtual; Práticas Pedagógicas; Formação do Educador.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )