SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue38Educação e cibercultura: aprendizagem ubíqua no currículo da disciplina didáticaLa educación virtual como la modalidad educativa para las personas con necesidades especiales: solo en la red no hay personas con discapacidad author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

GUERIOS, Ettiene  and  SAUSEN, Sandra. Ambiente virtual e metodologia de ensino na educação superior na modalidade presencial. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2013, vol.13, n.38, pp.305-324. ISSN 1981-416X.

Este artigo trata da utilização de ambientes virtuais na Educação Superior na modalidade presencial. Advém de reflexão sobre resultados de pesquisa qualitativa de natureza exploratório-interpretativa sobre processos de interação e de mobilização de conhecimentos identificados em alunos de um curso presencial de Licenciatura em Matemática usando os recursos chat e diário de ambientes virtuais de aprendizagem. O referencial teórico tem como bases Thompson (2004), Primo (2008), Silva (2010), Scherer (2005), Charlot (2000), dentre outros, no que diz respeito aos processos de interação, mobilização de conhecimentos e mobilização para o aprender; em Guérios (2002) e Doll Jr. (1997) quanto à metodologia do ensino na formação de professores. A metodologia do ensino é considerada numa perspectiva epistemológica que contempla a relação entre sujeito e conhecimento com vistas à aprendizagem dos conteúdos curriculares. Observamos que conhecimentos foram mobilizados no processo interativo e que houve aprendizagem conceitual de fundamentos teóricos da disciplina Metodologia do Ensino de Matemática. Discutimos os resultados na perspectiva da metodologia do ensino na formação inicial de professores. Concluímos acenando para a possibilidade de construção de uma metodologia do ensino para a educação superior na modalidade presencial em que os espaços virtual e presencial sejam utilizados como ambientes articulados no contexto da prática pedagógica que propiciem a existência de um movimento reflexivo de aprendizagem.

Keywords : Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Educação Matemática; Formação de Professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )