SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número38La educación virtual como la modalidad educativa para las personas con necesidades especiales: solo en la red no hay personas con discapacidadCompreensão da leitura em espanhol por aprendizes brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

PALMEIRAO, Cristina  e  AMORIM, José Pedro. Programa universitário (50+) ou do questionamento de crenças tomadas pela medusa. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2013, vol.13, n.38, pp.349-367. ISSN 1981-416X.

Neste artigo, é nossa intenção refletir e analisar, ainda que de uma forma exploratória, três dimensões essenciais - a relação pedagógica, o currículo e a avaliação - subjacentes à realização por alunos com mais de 50 anos de um Programa Universitário promovido pelo Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa. Numa expressão que não perfilhamos, diríamos tratar-se de uma oferta “não tradicional” para estudantes “não tradicionais”. Paradoxalmente, este “não” exprime não um défice, mas uma riqueza nada despicienda - de experiências (de vida, profissionais, mas também, as mais das vezes, de educação formal, pelo facto de a maioria dos alunos ser, pelo menos, licenciada), de memórias (passado), bem como de atividade (presente), desejos e expectativas (futuro)! Então, e justamente pelo facto de ser “não tradicional”, este Programa tem, por um lado, implicado um esforço no sentido de repensar alguns dos processos e procedimentos habituais da Universidade; por outro, tem trazido dados que nos podem levar a questionar algumas crenças associadas à Educação de adultos.

Palavras-chave : Educação de Adultos; Ensino Superior; Relação Pedagógica; Currículo; Avaliação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )