SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue38Compreensão da leitura em espanhol por aprendizes brasileirosO lugar da educação (escolar) na sociologia de Pierre Bourdieu author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

CARMINATI, Celso João. Formação e didática do ensino da filosofia. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2013, vol.13, n.38, pp.369-384. ISSN 1981-416X.

Neste texto, apresento alguns aspectos em torno das discussões sobre a formação de professores de Filosofia e os desafios do ensino dessa disciplina para alunos de nível Médio. Essas questões vêm ocupando o cenário curricular, além da agenda para professores e pesquisadores, nas últimas décadas, principalmente sobre a sua obrigatoriedade. Neste texto, retomo algumas leituras que considero importantes para essa discussão, pois me remetem a pensar as relações entre os conteúdos ensinados na disciplina, as aprendizagens e os seus desafios metodológicos. Assim, outros aspectos importantes no âmbito da transposição didática exigem que se repensem seus conteúdos, as estruturas de formação e o campo de construção de conhecimentos. Por fim, os aspectos específicos do debate filosófico entre o ensinar Filosofia ou ensinar a filosofar são forçosamente centrais na discussão que elegi para este texto.

Keywords : Formação; Ensino de Filosofia; Didática; Filosofar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )