SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número39Violação intraescolar de direitos humanos: jogo de espelhos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

SILVA, Rodrigo Manoel Dias da  e  SILVA, Roberto Rafael Dias da. Educação, direitos humanos e reconstrução social nas políticas contemporâneas de escolarização no Brasil. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2013, vol.13, n.39, pp.485-504. ISSN 1981-416X.

O presente artigo visa analisar a constituição dos direitos humanos como temática indispensável para a composição das políticas brasileiras de escolarização em nosso tempo. Partindo de uma percepção sociológica acerca dos diferentes processos de individualização na sociedade contemporânea, os autores problematizam o lugar ocupado pela temática na pauta social, assim como estabelecem um diagnóstico crítico dos diferentes sentidos que adquire em nosso tempo, enfocando seu posicionamento estratégico junto às novas formas de gestão das políticas e dos processos escolares. Por fim, mediante a percepção da revitalização dos direitos humanos em documentos produzidos para a educação básica, observa-se que tais direitos têm sido assumidos como importante instrumento de justiça escolar. Ao mesmo tempo, esses direitos engendram narrativas de reconstrução social para uma sociedade onde a incerteza, a flexibilidade e o individualismo passam a ser naturalizados nos processos coletivos de formação e convivência humanas.

Palavras-chave : Direitos Humanos; Política Educacional; Escolarização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )