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Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

GOMES, Candido Alberto; ACIOLI, Diogo  e  QUEZADA, María Teresa Prieto. Violação intraescolar de direitos humanos: jogo de espelhos. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2013, vol.13, n.39, pp.505-520. ISSN 1981-416X.

Esta pesquisa exploratória de casos múltiplos analisa as dinâmicas das relações entre estudantes adolescentes em escolas consideradas de elevada violência, pelas quais se constituíam grupos de agressão/proteção, com os seus dominadores e dominados. Os estabelecimentos se configuraram como reflexos de contextos sociais violentos e, ao mesmo tempo, atuavam como laboratórios de violências, onde, a estas eram importadas, ressignificadas e devolvidas à sociedade. Com isso, tornavam-se âmbitos de violação dos direitos humanos. Políticas públicas amplas que desconheçam essa fina tessitura das relações sociais correm o risco de não chegar à intimidade das dinâmicas da violência e, assim, de não alcançar objetivos e metas. Propõem-se alternativas para a superação das violências, nas perspectivas da filosofia e sociologia da educação.

Palavras-chave : Educação escolar Básica; Estrutura Social; Violência Escolar; Filosofia.

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