SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue39Violação intraescolar de direitos humanos: jogo de espelhosDiscursos da inclusão escolar: modos de moralizar, modos de humanizar author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

BONETI, Lindomar Wessler; GISI, Maria Lourdes  and  FILIPAK, Sirley Terezinha. Do direito à educação superior ao desafio do acesso para todos. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2013, vol.13, n.39, pp.521-539. ISSN 1981-416X.

Analisa como as significações conceituais e os fins da Educação Superior se expressam nas políticas educacionais nos diferentes momentos da história brasileira, de um projeto tipicamente burguês ao acesso para todos. Argumenta-se que, além do arcabouço institucional (regras, normas, valores etc.) que rege o fazer educacional superior - o qual se mantém imutável durante todo o período histórico das políticas educacionais brasileiras, continuando afinado à ética burguesa -, diferentes eventos (políticos, econômicos, culturais etc.), nos diferentes momentos históricos, contribuíram com alterações significativas da feição das políticas de Educação Superior no que se refere aos seus fins e significações conceituais, tais como: Educação Superior associada à ideia da evolução social, utilizando-se da cultura burguesa como parâmetro/fim, antes da chamada “Revolução Burguesa” no Brasil; o enfoque na coletividade, Educação Superior como instrumento de construção de um projeto de nação, após a “Revolução Burguesa”; a volta ao enfoque no indivíduo e na competitividade a partir do discurso da cidadania e da inclusão social, com o início nas últimas duas décadas do século XX, caminhando para o seu principal desafio: o acesso para todos.

Keywords : Educação Superior; Acesso à Educação; Direito à Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )