SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número39Do direito à educação superior ao desafio do acesso para todosMovimentos negros e direitos humanos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

HENNING, Paula Corrêa  e  LOCKMANN, Kamila. Discursos da inclusão escolar: modos de moralizar, modos de humanizar. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2013, vol.13, n.39, pp.541-556. ISSN 1981-416X.

O presente artigo pretende colocar sob suspeita alguns discursos sobre a inclusão escolar, que vemos circular na atualidade. Para isso, selecionamos algumas edições da revista Nova Escola, que apresentavam a inclusão escolar como tema central de suas matérias. Discursos marcados pelos termos “amor”, “doação”, “carinho”, “humanização” são examinados a partir de uma matriz moderna que investe na moralização dos afetos. Devemos estar abertos ao Outro para sermos tocados, desde que o que nos toca conspire a favor do bem e da ordem. Além disso, problematizamos a ênfase que tais discursos apresentam nos processos de socialização e de convivência. Eles marcam uma espécie de banalização da aprendizagem, uma vez que reiteram o convívio com o outro, o respeito às regras e o saber comportar-se como aprendizagens fundamentais nos processos de inclusão. Colocando esses discursos sob exame, o texto pretende provocar o pensamento e suspender as verdades consagradas acerca da inclusão escolar proferida pela modernidade.

Palavras-chave : Inclusão Escolar; Modernidade; Moral; Governo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )