SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número39Garantir o direito à educação sob a lógica performática: um estudo na escola de leitoresDiversidade cultural, desigualdade e exclusão: um encontro com professores da educação básica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

REHEM, Faní Quitéria Nascimento  e  FALEIROS, Vicente de Paula. A educação infantil como direito: uma dimensão da materialização das políticas para a infância. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2013, vol.13, n.39, pp.691-709. ISSN 1981-416X.

O presente artigo discute a educação infantil como direito, defendendo-a como resultado de lutas históricas, embates, correlação de forças, em que a garantia legal não significa a efetivação destes. Realizamos uma análise dos documentos nacionais que reconhecem a educação infantil como direito que são: a Constituição Federal de 1988, o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Conclui-se que se trata de um embate social e político e não apenas jurídico-legal e, apesar de avanços consideráveis, muito há que ser feito para que a educação da primeira infância se materialize.

Palavras-chave : Educação Infantil; Direito; Política Educacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )