SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número39A educação infantil como direito: uma dimensão da materialização das políticas para a infânciaEducação e direitos humanos: análise da formação no ensino médio e profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

PAVAN, Ruth. Diversidade cultural, desigualdade e exclusão: um encontro com professores da educação básica. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2013, vol.13, n.39, pp.711-727. ISSN 1981-416X.

Este artigo é fruto da pesquisa financiada pelo CNPq que analisa a compreensão dos professores sobre os processos de exclusão na sociedade e na Educação Básica. O artigo refere-se apenas a professores das séries finais do Ensino Fundamental. No processo de análise, utilizamos teóricos que enfatizam a exclusão e a desigualdade numa perspectiva crítica, ou seja, defendem que elas são frutos das relações sociais assimétricas e desiguais, e não provocadas pelo próprio indivíduo. Para identificar a compreensão dos professores, foram realizadas entrevistas com oito docentes das séries finais do Ensino Fundamental, das diferentes áreas de conhecimento. A análise mostrou que a exclusão/desigualdade, quando percebida, não se refere apenas à questão econômica, mas a questões de raça, crença, geração, gênero e outras. Poucos professores afirmam existir processos de exclusão na escola, mas todos admitem que há processos de exclusão na sociedade. Essa forma de ver os processos de exclusão está relacionada aos processos de formação docente. A formação docente incluiu a discussão da desigualdade apenas na década de 1980 e, bem recentemente, a questão da diversidade cultural e exclusão. Nesse sentido, essa pesquisa contribui para que possamos entender criticamente as respostas dos entrevistados e, principalmente, oferece-nos pistas para qualificar o processo de formação docente.

Palavras-chave : Exclusão; Diversidade Cultural; Educação Básica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )