SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número39Diversidade cultural, desigualdade e exclusão: um encontro com professores da educação básicaLa producción de conocimiento en política educacional: entre los nuevos modos de producción de conocimiento y el EEPE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

CZERNISZ, Eliane Cleide da Silva. Educação e direitos humanos: análise da formação no ensino médio e profissional. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2013, vol.13, n.39, pp.729-745. ISSN 1981-416X.

Apresenta-se, neste texto, uma análise do Ensino Médio e Profissional como política pública para formação do cidadão e do trabalhador. O foco são os encaminhamentos do Ensino Médio e Profissional a partir da LDBEN 9394/96 e sua relação com o exercício dos direitos humanos e da cidadania. Para tanto, realiza-se uma análise do contexto social, político e econômico objetivando a realização do estudo das normativas norteadoras do Ensino Médio e Profissional. Discutem-se as propostas que sustentam a formação média e profissional e destacam-se os objetivos da formação com base nos direitos humanos e na cidadania, objetivos que, no contexto societário atual, podem levar também ao reforço dos ideais neoliberais ao atender interesses do sistema produtivo.

Palavras-chave : Políticas Públicas; Ensino Médio e Profissional; Direitos Humanos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )