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Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

GRIMM, Viviane  e  PEREIRA, Gilson R. de M.. Usos e gênese do discurso mudancista no campo educacional brasileiro. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2013, vol.13, n.39, pp.793-812. ISSN 1981-416X.

O objetivo do presente estudo é apreender os modos pelos quais certos discursos enfatizam o potencial transformador da educação, assim como explicitar a gênese do discurso pedagógico mudancista. Utilizam-se como fonte de investigação obras selecionadas na bibliografia especializada sobre a história da educação brasileira que, de forma implícita ou explícita, abordam a ênfase dada ao viés mudancista no discurso educacional e, ainda, os artigos publicados na Revista Educação & Sociedade (do n. 1, 1978, ao n. 57, 1996) e na Revista da ANDE (do n. 1, 1981, ao n. 21, 1995). Observa-se que a crença no potencial transformador da educação está relacionada à concepção de homem que emerge na modernidade, influenciada principalmente por uma forma “otimista” de apropriação da abordagem marxista; do mesmo modo, tal crença faz parte de um “estilo de pensamento pedagógico” dos intelectuais da educação tendente a enfatizar a dinamicidade do campo educacional em relação à estrutura social. Este estilo de pensamento faz-se presente já na Primeira República é e revigorado no período de redemocratização do país na década de 1980.

Palavras-chave : Discursos Pedagógicos; Transformação Social; Campo Educacional.

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