SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue40Avaliação da aprendizagem e deficiência intelectual na perspectiva de professores do ensino comum author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

PEREIRA, Marcos Villela. Saberes necessários ou desejados para uma docência de qualidade na educação superior. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2013, vol.13, n.40, pp.831-849. ISSN 1981-416X.

Este artigo apresenta o contexto e as ponderações da primeira fase da pesquisa “Implicações da prática e da experiência na formação de professores”. O contexto é caracterizado de modo geral pela circunstância da abordagem de 97 estudantes de pós-graduação matriculados na disciplina Metodologia do Ensino Superior nos anos de 2009 e 2010 e pelas discussões emergidas a partir de aulas experimentais e debates relativos ao sentido da docência na Educação Superior. Os achados foram coletados a partir da escrita de ensaios sobre seus processos de “professoralização” e o tema da implicação da experiência na formação docente foi destacado em excertos dali extraídos. A dimensão ética da formação e da docência foi objeto de exploração, na medida em que se valorizam os efeitos da interimplicação entre os sujeitos, sua circunstância de atuação e seus grupos de alunos.

Keywords : Educação Superior; Ensino Superior; Formação de Professores; “Professoralidade”; “Professoralização”.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )