SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número40Avaliação da aprendizagem e deficiência intelectual na perspectiva de professores do ensino comum índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

PEREIRA, Marcos Villela. Saberes necessários ou desejados para uma docência de qualidade na educação superior. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2013, vol.13, n.40, pp.831-849. ISSN 1981-416X.

Este artigo apresenta o contexto e as ponderações da primeira fase da pesquisa “Implicações da prática e da experiência na formação de professores”. O contexto é caracterizado de modo geral pela circunstância da abordagem de 97 estudantes de pós-graduação matriculados na disciplina Metodologia do Ensino Superior nos anos de 2009 e 2010 e pelas discussões emergidas a partir de aulas experimentais e debates relativos ao sentido da docência na Educação Superior. Os achados foram coletados a partir da escrita de ensaios sobre seus processos de “professoralização” e o tema da implicação da experiência na formação docente foi destacado em excertos dali extraídos. A dimensão ética da formação e da docência foi objeto de exploração, na medida em que se valorizam os efeitos da interimplicação entre os sujeitos, sua circunstância de atuação e seus grupos de alunos.

Palabras clave : Educação Superior; Ensino Superior; Formação de Professores; “Professoralidade”; “Professoralização”.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )