SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número40Saberes necessários ou desejados para uma docência de qualidade na educação superiorAvaliação da aprendizagem na educação básica: as pesquisas do estado da arte em questão (1980-2007) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

VALENTIM, Fernanda Oscar Dourado  e  OLIVEIRA, Anna Augusta Sampaio de. Avaliação da aprendizagem e deficiência intelectual na perspectiva de professores do ensino comum. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2013, vol.13, n.40, pp.851-871. ISSN 1981-416X.

O objetivo deste estudo é identificar e analisar as concepções de um grupo de professores do Ensino Fundamental (ciclo I) sobre deficiência intelectual e avaliação da aprendizagem escolar. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que utilizou para investigação um roteiro de entrevista semiestruturado. Os relatos dos professores demonstraram certa fragilidade e despreparo para lidar com a inclusão escolar dos alunos com deficiência intelectual e, consequentemente, dificuldade de avaliar suas condições de aprendizagem. Verificou-se ainda que a avaliação utilizada por eles caracteriza-se por ser pouco dinâmica e baseia-se, essencialmente, na utilização de instrumentos quantitativos e de mensuração, que pouco orientam o processo de ensino e aprendizagem e, dessa forma, não contribuem para a efetivação da inclusão escolar desses alunos.

Palavras-chave : Deficiência Intelectual; Avaliação Pedagógica; Concepção de Professor.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )