SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número40Avaliação da aprendizagem na educação básica: as pesquisas do estado da arte em questão (1980-2007)As opiniões de professores sobre a aprendizagem cooperativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

BASSANI, Patrícia Brandalise Scherer  e  FRITZ, Rosi Souza. Aprendizagem em/ na rede: comunidades virtuais de aprendizagem em blogs. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2013, vol.13, n.40, pp.895-912. ISSN 1981-416X.

Os blogs consistem em suportes para a comunicação mediada por computador, permitindo a interação, a colaboração e a socialização on-line, caracterizando-se como espaços virtuais que possibilitam a constituição de comunidades virtuais. No contexto educacional, constituem importante recurso para escrita coletiva e aprendizagem colaborativa, oportunizando a comunicação e o trabalho em grupo, promovendo o processo de autoria na internet. Estudos atuais apontam que a aprendizagem on-line acontece por meio das comunidades virtuais de aprendizagem. A partir dessa perspectiva, este estudo busca investigar a formação de comunidades virtuais de aprendizagem em blogs, tendo sido realizado a partir da análise da interação por meio das trocas de comentários e links postados em um blog. Os resultados apontam as especificidades de uma comunidade virtual de aprendizagem e o potencial da ferramenta blog para a aprendizagem colaborativa na internet.

Palavras-chave : Comunidade Virtual; Comunidade Virtual de Aprendizagem; Blog.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )