SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número40Aprendizagem em/ na rede: comunidades virtuais de aprendizagem em blogsDesenvolvimento sustentado e tecnologia educativa: elementos dinamizadores de modificações socioeducativas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

PINHO, Eduardo Martins de; FERREIRA, Carlos Alberto  e  LOPES, José Pinto. As opiniões de professores sobre a aprendizagem cooperativa. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2013, vol.13, n.40, pp.913-937. ISSN 1981-416X.

A aprendizagem cooperativa é um método em que os alunos trabalham em pequenos grupos heterogêneos, com papéis previamente definidos, trocando informações e partilhando materiais, estando cada aluno consciente de que só terá sucesso se todos os elementos do grupo também tiverem. Esse método, apesar de ainda ser pouco utilizado em Portugal, aos poucos vem ganhando força. Nesse sentido, realizou-se uma investigação para compreender as opiniões sobre a aprendizagem cooperativa de professores que a utilizavam no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, utilizou-se uma metodologia de investigação qualitativa, por meio da realização de entrevistas semiestruturadas aplicadas a sete professoras do ensino básico e secundário português. Por meio dela, verificou-se que, para as professoras entrevistadas, a aprendizagem cooperativa é um método que tem como principais vantagens o aumento do rendimento acadêmico e da autoestima dos alunos e a melhoria das suas competências sociais. Por outro lado, identificaram-se algumas dificuldades na sua implementação em sala de aula, nomeadamente no nível dos alunos, do tempo disponível, dos recursos e da extensão dos programas.

Palavras-chave : Aprendizagem Cooperativa; Opiniões de Professores; Método de Ensino e Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )