SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número40Desenvolvimento sustentado e tecnologia educativa: elementos dinamizadores de modificações socioeducativasEducação escolar: leitura e análise a partir da perspectiva adorniana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky; BATTINI, Okçana  e  NISHIKAWA, Reinaldo Benedito. A Escola Guatemala e as memórias de uma experiência educacional de vanguarda. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2013, vol.13, n.40, pp.959-975. ISSN 1981-416X.

O presente trabalho tem como objetivo compreender a experiência educacional realizada na Escola Guatemala nas décadas de 1950 e 1960, sustentado pela tríade de conceitos: memória (LE GOFF, 1990; ROSSI, 2010), projeto (VELHO, 1999) e identidade (POLLAK, 1992). Os anos em que o mundo digladiava-se na Grande Guerra trouxeram resultados funestos para a economia de muitos países, especialmente aqueles em desenvolvimento. Isso determinou um reordenamento mundial, cada país adotando estratégias e medidas para suprir seus déficits. No campo da educação, o momento também reclamava uma reestruturação; era preciso encontrar mecanismos que atendessem à enorme demanda social gerada pela crise pós-guerra. Nesse contexto, nasceu a Escola Guatemala, inaugurada em abril de 1954 pelo governo do Distrito Federal, que se tornou no ano seguinte o primeiro Centro Experimental de Educação Primária do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Com a descaracterização do órgão após o golpe de 1964, a escola foi perdendo o status de “centro de experimentação”. Oficialmente, no entanto, deixou de ser experimental na década de 1970, quando o Inep foi transferido para Brasília.

Palavras-chave : História; Memória; Escolas Experimentais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )