SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número40A Escola Guatemala e as memórias de uma experiência educacional de vanguardaO processo reflexivo na formação inicial de professores: diários virtuais na educação a distância índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

TEIXEIRA, Luciana da Silva  y  HORN, Geraldo Balduino. Educação escolar: leitura e análise a partir da perspectiva adorniana. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2013, vol.13, n.40, pp.977-997. ISSN 1981-416X.

Este artigo tem como propósito refletir sobre a compreensão de educação presente no pensamento do filósofo alemão Theodor W. Adorno, procurando mostrar como a visão adorniana de educação está intrinsecamente ligada à crítica da sociedade burguesa e, por conseguinte, à indústria cultural. Esse entendimento é desenvolvido a partir do conceito de esclarecimento e da tensão existente entre as aspirações do professor em relação aos desafios que enfrenta em sua prática educativa. As principais obras utilizadas são: Educação e emancipação (ADORNO, 2006) e Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos (ADORNO; HORKHEIMER, 1985). A questão central que se pretende explorar tem a ver com a relação que Adorno estabelece entre esclarecimento, emancipação, resistência e autonomia. Trata-se de responder à questão: até que ponto o esclarecimento leva o indivíduo a resistir àquilo que a sociedade define como dado e pronto? O pretenso esclarecimento da humanidade e sua submissão a uma razão totalitária e à indústria cultural, com sua influência na formação dos pensamentos e ações das pessoas, são elementos constitutivos da análise que se propõe. Adorno procura mostrar que a educação teria um poder de resistência em relação ao rumo caótico que a civilização humana está tomando e poderia fazer com que o homem usasse a reflexão sobre sua realidade e a analisasse de maneira crítica, não aceitando todas as imposições sociais como sendo naturais. A teoria crítica, da forma como entende Adorno, apresenta o processo histórico de produção da educação e aponta a dimensão de uma tarefa de emancipação social a ser desenvolvida pela escola.

Palabras clave : Educação Escolar; Indústria Cultural; Resistência; Emancipação; Esclarecimento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )