SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número40Educação escolar: leitura e análise a partir da perspectiva adornianaA estética na formação de professores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

BERGMANN, Juliana Cristina Faggion  y  SILVA, Marimar da. O processo reflexivo na formação inicial de professores: diários virtuais na educação a distância. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2013, vol.13, n.40, pp.999-1020. ISSN 1981-416X.

Desde o fim da década de 1990, diários reflexivos vêm sendo usados e pesquisados em cursos de formação de professores na modalidade presencial. No entanto, desconhecemos estudos sobre o uso de diários reflexivos virtuais em cursos de formação inicial de professores de língua espanhola na modalidade a distância. Nesse sentido, este estudo, de natureza qualitativa interpretativa, tem por objetivo investigar o uso de diários virtuais escritos por professores em formação inicial como instrumentos de reflexão sobre a ação logo após a docência, durante a disciplina Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Letras - Espanhol, na modalidade a distância, de uma importante universidade brasileira. A análise de 30 diários virtuais revel u que os participantes refletem sobre o papel do professor e do aluno e sobre o conteúdo que ensinam, mas sua maior preocupação é descrever e julgar suas ações pedagógicas, sugerindo que atingem o primeiro dos três níveis de reflexão propostos por Zeichner e Liston (1987). A análise também mostrou que o diário reflexivo é uma ferramenta estratégica para aprender a ensinar na modalidade a distância. Os resultados deste estudo e a reflexão sobre eles podem contribuir para discussões já existentes sobre ensino-aprendizagem de línguas adicionais e sobre programas de formação de professores, tanto inicial quanto continuada.

Palabras clave : Diários Reflexivos Virtuais; Pesquisa no Ensino Superior a Distância; Formação do Professor; Espanhol como Língua Estrangeira (Adicional).

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )