SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número40O processo reflexivo na formação inicial de professores: diários virtuais na educação a distânciaFatores que promoveram mal ou bem-estar ao longo da profissão docente na opinião de professores em fase final de carreira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

NEITZEL, Adair de Aguiar  e  CARVALHO, Carla. A estética na formação de professores. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2013, vol.13, n.40, pp.1021-1040. ISSN 1981-416X.

Esta pesquisa aborda questões relacionadas à formação estética do professor. Partiu-se da hipótese de que a formação estética interfere na sua forma de agir em sala de aula, pois possibilita um olhar mais sensível aos problemas educacionais. Esta pesquisa investigou junto aos professores dos anos iniciais da rede municipal do Balneário Piçarras (SC), Brasil, como a sua participação em encontros de formação estética por meio das artes interferiu no seu fazer pedagógico. O objetivo geral foi analisar o impacto das atividades de formação estética promovidas na formação continuada de professores na sua prática pedagógica, utilizando a abordagem qualitativa. Na coleta dos dados, propuseram- se três ações: a) análise dos documentos norteadores do projeto; b) aplicação de um instrumento para delinear o perfil dos professores; c) aplicação de questionários aos professores. Esses dados demonstraram que, por meio do ensino de arte, houve contribuições no campo do conhecimento, sendo que 50% indicaram mudanças no currículo e 100%, no repertório. Ainda, 90% evidenciaram que as vivências artísticas favoreceram a construção de novas estratégias, possibilidades e subsídios para as atividades realizadas em sala de aula.

Palavras-chave : Formação de Professores; Cultura; Estética; Arte.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )