SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número40As políticas externas e a formação de professores na história da educação brasileira (1930-1946)Antonio Gramsci e a organização da escola italiana (1922-1932) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

TORRA, Carlos Henrique Martins; MARTINS, Pura Lúcia Oliver  y  CORREA, Rosa Lydia Teixeira. A pedagogia da essência e as bases epistemológicas da formação do professor no Ratio Studiorum. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2013, vol.13, n.40, pp.1083-1102. ISSN 1981-416X.

A reflexão aqui exposta visa a discutir sobre o arcabouço teórico-filosófico que sustenta a estruturação da pedagogia da essência no âmbito da prática e da ação jesuítica do início da sua fundação até a elaboração definitiva do plano de estudos da Companhia de Jesus, denominado Ratio Studiorum. Resulta da investigação da formação docente num período específico da história das práticas e ideias pedagógicas e seus distintivos peculiares, respaldada por elementos fundadores do pensamento ocidental, no tocante às bases filosóficas do conhecimento e da apropriação religiosa cristã de tais elementos. Ao formalizar a reflexão, o texto demonstra a necessidade de compreender o método desenvolvido pelos jesuítas nas inserções pedagógicas levadas a efeito nos Colégios da Ordem, pelo viés do princípio teórico, alimentado pelos estudos e documentos da Companhia.

Palabras clave : Pedagogia da Essência; Formação do Professor; Ratio Studiorum; Conhecimento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )