SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número41Narrativas e atividade docente: perspectivas e desafios metodológicos para a pesquisa em educação e formação de professoresHistória das disciplinas escolares: reflexão sobre aspectos teórico-metodológicos de uma prática historiográfica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

MAGALHAES, Solange Martins Oliveira  e  SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de. Pesquisa educacional sobre professores: reflexões sobre a teoria e o método. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2014, vol.14, n.41, pp.101-124. ISSN 1981-416X.

O presente artigo relata os resultados de uma ampla pesquisa desenvolvida por uma rede de pesquisadores, que tem como eixo central o estudo da temática professores. Como a maior parte da pesquisa brasileira é produzida no âmbito dos programas de pós-graduação, tomamos a produção acadêmica dos pós-graduandos da área de Educação como um recorte representativo da pesquisa na área, para analisarmos a questão do método. Procuramos explicitar as abordagens metódicas desenvolvidas, quais sejam: positivismo, fenomenologia e o materialismo dialético. Neste trabalho, foram destacadas as concepções, os objetivos e os procedimentos metodológicos correspondentes ao materialismo dialético, nas dissertações e teses defendidas em seis Programas de Pós-Graduação em Educação, entre 2006 a 2009. Julgamos salutar a autocrítica gerada pela pesquisa para reorientar ações que gerem novas alternativas diante dos desafios concernentes à adequada utilização dos métodos, no contexto da pós-graduação em educação. Há a incorporação de perspectivas e interlocuções teóricas que ajudam na luta pela afirmação da legitimidade, não apenas da cientificidade do campo educacional, mas também de resultados positivos palpáveis para o campo da formação de professores.

Palavras-chave : Método; Pesquisa Educacional; Formação de Professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )