SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue41Pesquisa educacional sobre professores: reflexões sobre a teoria e o métodoSobre a pesquisa em modelagem na educação matemática brasileira author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

PINTO, Neuza Bertoni. História das disciplinas escolares: reflexão sobre aspectos teórico-metodológicos de uma prática historiográfica. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2014, vol.14, n.41, pp.125-142. ISSN 1981-416X.

A história das disciplinas escolares, uma das mais recentes ramificações da história da educação, vem proporcionando um novo olhar ao ensino dos conteúdos escolares. Um de seus principais representantes, o historiador francês André Chervel, considera que as disciplinas são produções escolares configuradas para transformar o ensino em aprendizagem. Estreitamente articulada à cultura escolar, a constituição de uma disciplina é permeada por momentos de estabilidade e transformação, seja por impacto de reformas educacionais, de reorganização curricular, de alteração do público, seja por mudança de método de ensino. Com o objetivo de refletir sobre a base teórico-metodológica dessa prática historiográfica, o estudo analisa a estreita articulação das disciplinas escolares com a cultura escolar, em termos de relações entre normas e finalidades que regem a escola, profissionalização docente, formas de apropriação dos conteúdos. Analisa também conceitos que possibilitam compreender o funcionamento interno das disciplinas escolares concebendo-as como entidades autônomas, produzidas no interior da escola.

Keywords : História das Disciplinas Escolares; Cultura Escolar; Base Teórico-Metodológica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )