SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número41História das disciplinas escolares: reflexão sobre aspectos teórico-metodológicos de uma prática historiográficaEstudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

KLUBER, Tiago Emanuel  y  BURAK, Dionísio. Sobre a pesquisa em modelagem na educação matemática brasileira. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2014, vol.14, n.41, pp.143-164. ISSN 1981-416X.

Uma das principais demandas da pesquisa em Modelagem Matemática na Educação Matemática é o investimento em metaestudos de sua própria produção. Nesse contexto nossa investigação se sustentou e pôde ser empreendida sob a questão: como se mostra a pesquisa em Modelagem Matemática no Brasil, a partir dos trabalhos publicados no GT-10 do IV Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática? A abordagem de pesquisa, predominantemente qualitativa, inspirada na análise de conteúdo orientou os procedimentos de análise e interpretação. Os resultados obtidos apontam para uma pluralidade de temas, métodos e autores que sustentam a comunidade de pesquisa. Essas pluralidades são discutidas e aprofundadas no contexto mesmo em que se mostraram e em alguns dos seus possíveis desdobramentos.

Palabras clave : Metapesquisa; Pesquisa Educacional; Educação; Ensino de Ciências.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )