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Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos  y  ROMANOWSKI, Joana Paulin. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2014, vol.14, n.41, pp.165-190. ISSN 1981-416X.

Este artigo tem por finalidade analisar as diferentes denominações e encaminhamentos utilizados para os estudos que mapeiam campos de estudo, bem como avaliam e sintetizam resultados pesquisas apontando alguns indicativos metodológicos. Os estudos utilizados esta análise foram selecionados a partir da base de periódicos da Capes. Foram considerados na análise artigos oriundos prioritariamente do campo educacional, contudo buscou- se alguns artigos no campo de saúde visto que a origem destes tipo de estudo se deu inicialmente neste campo, portanto, muitos estudos apresentam um detalhamento e uma especificação metodológica mais clara que nos permitiu melhor caracterizar cada uma das denominações. Este trabalho permitiu com que observássemos a existência de diversas nomenclaturas para o mesmo tipo de estudo, algumas vezes em uma mesma área; também pudemos constatar que diversos softwares são utilizados para instrumentar o pesquisador na realização deste tipo de investigação, contudo o valor e a credibilidade do estudo depende fundamentalmente da transparência e do rigor metodológico empreendido pelo pesquisador.

Palabras clave : Estudos de Revisão; Pesquisas do Tipo Estado da Arte; Revisões Sistemáticas; Metapesquisa.

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