SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número41Grupos de interlocução como técnica de produção e sistematização na pesquisa em educaçãoMapeamento da produção científica brasileira a respeito do Enem (1998-2011) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

BORGES, Valdir. O princípio ético-crítico freireano. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2014, vol.14, n.41, pp.213-231. ISSN 1981-416X.

O princípio ético-crítico freireano é uma expressão cunhada e definida pelo filósofo Enrique D. Dussel na construção de sua Ética da libertação. Ele revela que Paulo Freire, mais que um pedagogo é um educador da consciência ético-crítica das vítimas em uma sociedade oprimida na periferia do capitalismo mundial, a América Latina das décadas de 1960 e 1970. Este modo de educar fez história, pois implica uma atitude ética no ato de educar, uma opção transformadora capaz de conduzir o educando a sujeito histórico do referido ato. Aqui se encontra a radicalidade e a originalidade da ética proposta pelo educador Paulo Freire, a partir da razão dos oprimidos.

Palavras-chave : Paulo Freire; Ética; Crítica; Ato de Educar; Sujeito Histórico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )