SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número41O princípio ético-crítico freireanoCelebrações do saber: exames finais nas escolas da região colonial italiana, Rio Grande do Sul, 1875 a 1930 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

BROIETTI, Fabiele Cristiane Dias; SANTIN FILHO, Ourides  y  PASSOS, Marinez Meneghello. Mapeamento da produção científica brasileira a respeito do Enem (1998-2011). Rev. Diálogo Educ. [online]. 2014, vol.14, n.41, pp.233-260. ISSN 1981-416X.

Este artigo traz os resultados de um mapeamento da produção científica brasileira, referente ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), expressa nas dissertações de mestrado e teses de doutorado produzidas desde a primeira aplicação deste exame, em 1998. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, sobre a qual são feitas considerações de natureza qualitativa. Realizou- se um levantamento bibliográfico da produção e sua seleção, sistematização de informações e organização dos resultados com base nas técnicas da Análise Documental. Levamos em conta na análise os anos de publicação das produções; as áreas de conhecimento a que pertencem; as regiões do país onde estão geograficamente concentradas e àquelas que estão relacionadas à área de Ciências da Natureza. O estudo indicou que o Enem tem sido importante objeto de investigação e que os pesquisadores que o colocam em suas pautas de pesquisa buscam diversas compreensões sobre este Exame.

Palabras clave : Enem; Produção Científica; Ciências da Natureza.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )