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vol.14 issue42Licenciaturas e anos iniciais da educação básica: Uma interlocução necessária na formação de professores author indexsubject indexarticles search
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Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Formação de professores para a educação superior e a diversidade da docência. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2014, vol.14, n.42, pp.327-342. ISSN 1981-416X.

Resumo O presente artigo objetiva analisar a formação de professores para a Educação Superior e suas relações com a diversidade da docência como prática profissional. O tema vem sendo, paulatinamente, questionado no debate e na prática pedagógica ética e institucional. A docência na Educação Superior é um empreendimento que articula diferentes possibilidades e exige formação pedagógica. Realizo uma breve leitura dos termos formação e docência e apresento um argumento em favor da natureza e das características da docência, deixando transparecer a questão de sua diversidade. Para propor um ponto de partida para o processo formativo, escolhi seis facetas da docência que deram origem a este artigo, a partir de observações realizadas em aulas de cursos de graduação na área de Saúde. Concluo defendendo a tentativa de construção de alguns princípios formativos, tais como: a docência representa um amálgama marcado pelas políticas públicas, considera a diversidade, é prática social contextualizada.

Keywords : Educação Superior;; Formação de Professores; Diversidade da Docência.

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