SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número42Licenciaturas e anos iniciais da educação básica: Uma interlocução necessária na formação de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Formação de professores para a educação superior e a diversidade da docência. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2014, vol.14, n.42, pp.327-342. ISSN 1981-416X.

Resumo O presente artigo objetiva analisar a formação de professores para a Educação Superior e suas relações com a diversidade da docência como prática profissional. O tema vem sendo, paulatinamente, questionado no debate e na prática pedagógica ética e institucional. A docência na Educação Superior é um empreendimento que articula diferentes possibilidades e exige formação pedagógica. Realizo uma breve leitura dos termos formação e docência e apresento um argumento em favor da natureza e das características da docência, deixando transparecer a questão de sua diversidade. Para propor um ponto de partida para o processo formativo, escolhi seis facetas da docência que deram origem a este artigo, a partir de observações realizadas em aulas de cursos de graduação na área de Saúde. Concluo defendendo a tentativa de construção de alguns princípios formativos, tais como: a docência representa um amálgama marcado pelas políticas públicas, considera a diversidade, é prática social contextualizada.

Palavras-chave : Educação Superior;; Formação de Professores; Diversidade da Docência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )