SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número42Formação de professores para a educação superior e a diversidade da docência índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

CARTAXO, Simone Regina Manosso  y  MARTINS, Pura Lúcia Oliver. Licenciaturas e anos iniciais da educação básica: Uma interlocução necessária na formação de professores. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2014, vol.14, n.42, pp.327-342. ISSN 1981-416X.

Resumo O artigo tem como objetivo analisar a interlocução dos cursos de licenciatura com os anos iniciais da Educação Básica na formação inicial de professores, a partir de uma pesquisa documental em cursos de licenciatura e entrevistas com professores formadores. A pesquisa, de abordagem qualitativa e fundamentada na dialética materialista histórica, toma como eixo epistemológico a concepção de teoria como expressão da prática, conforme Bernardo (1992), Castoriadis (1985), Martins (1996), Santos (1992) e Thompson (2009). O texto traz a elaboração de princípios orientadores, que são a expressão da prática dos formadores na busca dessa interlocução necessária entre a licenciatura e os anos iniciais da Educação Básica. Tais princípios poderão servir de base para se pensar uma licenciatura alfabetizadora.

Palabras clave : Licenciatura Alfabetizadora; Escola Básica; Formação do Professor.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )