SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número42Formação de professores para a educação superior e a diversidade da docência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

CARTAXO, Simone Regina Manosso  e  MARTINS, Pura Lúcia Oliver. Licenciaturas e anos iniciais da educação básica: Uma interlocução necessária na formação de professores. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2014, vol.14, n.42, pp.327-342. ISSN 1981-416X.

Resumo O artigo tem como objetivo analisar a interlocução dos cursos de licenciatura com os anos iniciais da Educação Básica na formação inicial de professores, a partir de uma pesquisa documental em cursos de licenciatura e entrevistas com professores formadores. A pesquisa, de abordagem qualitativa e fundamentada na dialética materialista histórica, toma como eixo epistemológico a concepção de teoria como expressão da prática, conforme Bernardo (1992), Castoriadis (1985), Martins (1996), Santos (1992) e Thompson (2009). O texto traz a elaboração de princípios orientadores, que são a expressão da prática dos formadores na busca dessa interlocução necessária entre a licenciatura e os anos iniciais da Educação Básica. Tais princípios poderão servir de base para se pensar uma licenciatura alfabetizadora.

Palavras-chave : Licenciatura Alfabetizadora; Escola Básica; Formação do Professor.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )